sexta-feira, 4 de março de 2011

A divisão sexual do trabalho na agricultura familiar na Amazônia: o “não trabalho feminino”


"No trabalho, o sujeito humano desenvolve sua capacidade criadora, orientando-o para novas possibilidades, impulsionando-o para tomada de decisões e escolhas conscientes, orientando-o para busca de novas formas de ser mais emancipadas e autônomas, e que rompam com todas as formas estranhadas do ser social, com enfoque específico à liberdade. Para que este trabalho emancipador e esta ampliação do ser social de fato ocorram, se faz necessário que este sujeito seja protagonista da construção de sua própria história, um ser ativo, participante e que tenha fundamentalmente este reconhecimento em sua subjetividade (Semeghini, 2009). Neste sentido, o reconhecimento do trabalho da mulher e de seu protagonismo vai além da ampliação dos espaços que a ela são destinados na sociedade. Este reconhecimento tem como base o entendimento subjetivo que esta mulher tem de seu papel na sociedade, o quanto esta se valoriza e se reconhece como ser consciente e mobilizador de transformações sociais."
...
"A mulher na contemporaneidade, pela sua inserção em diversos espaços sociais, vem apresentando um papel fundamental na sustentabilidade da propriedade, porém esta ainda parece não ter o reconhecimento de seu trabalho na medida em que as suas atividades produtivas são visualizadas como ―não trabalho‖, uma atividade que não gera renda e recursos para o processo produtivo da agricultura familiar."

Sandra Helena da Silva1
Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Sandra Damasceno da Rocha2
Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DAQUILO QUE SE É, E DAQUILO QUE SE REPRESENTA


DAQUILO QUE SE É, E DAQUILO QUE SE REPRESENTA

Dentre alguns fatores a se considerar sobre o SER, é que ele é impermanente e mutante.
Na verdade a palavra para melhor definir isso é ESTAR, estamos alguma coisa. Estamos pensando que somos alguma coisa, DAQUILO QUE SE É, e os outros que nos vêem estão pensando algo sobre o que representamos, DAQUILO QUE SE REPRESENTA.
A mente humana por sua limitação não dá conta da realidade na sua totalidade, os outros nos vêem com os olhos e valores que possuem e a cada pessoa diferente, muda também a percepção daquilo que se vê sobre o outro. Nossa aparência física e nosso forma de vestir também molda o que SE É E O QUE SE REPRESENTA. É de se lembrar também que os fatos reais deixam de existir a partir do momento em que acontecem, e passam a virar relatos, boatos, sons e imagens gravadas.
Além disso, a disponibilidade de tempo e dedicação que o ser humano tem para se dedicar a apreender novos saberes (por meio diferentes formas com leitura, música, oralidade, imagem, etc.) também molda a percepção que a cada pessoa tem sobre o mundo. Esse fator de disponibilidade maior para esse ou aquele método de aprendizagem dá maiores capacidades e facilidades em temas diferentes, uns sabem mais de música, outros de informática, outros de cultivo, outros de floresta e outros de leitura. Lembrando que nenhum ser vivo consegue ser perfeito em qualquer uma delas, mesmo com dedicação exclusiva.
Sabendo disso, podemos perceber porque é impossível agradar a todos, e nem Cristo agradou, pois somos bons, legais, maus, ruins, humildes ou egocêntricos ao mesmo tempo para pessoas diferentes. O que devemos ter em mente é que pessoas diferentes possuem parâmetros diferentes de valoração e julgamento sobre o outro, assim como tem um maior conhecimento sobre algum tema ou forma diferente de aprendizagem. O que interessa é respeitar a diversidade de seres e saberes, pois é ela que nos matem vivos, existentes, impermanentes e mutantes.
Quando temos isso em mente, notamos que para nós estamos sendo o que pensamos ser, e para os outros, somos o que cada um deles sabe e pensa que sabe de nós. Numa relação sempre dialética e mutante. Nesse sentido, a identidade do ser se esvai e se recria constantemente.
Alguns que vivem buscando não ferir ou invadir o espaço do outro, que abrem mão desse ego, pois não se importam com essa imagem gerada, mas buscam ter sua vida dedicada para a doação, para a verdade, a melhoria de vida, de um mundo melhor, mais justo e sustentável, no fundo, no fundo, são as pessoas que estão mais livres e felizes. São a mudança que acreditam e querem para o mundo, esse é o seu sonho e ideologia.
E esses, por pensar assim, são considerados loucos, pois não se preocupam com sua imagem. Voltando ao assunto DO QUE SE É, é bom lembrar que esse eu identitário está moldado pela capacidade do ser em tornar realidade a cada instante aquilo que acredita e pensa ser, então pessoas que procuram ter pensamentos positivos, acabam tendo palavras positivas, suas palavras acabam tornado suas atitudes, hábitos, valores e seu destino. Portanto, somos o que queremos ser.
Mas essa é só a visão limitada de um ser sobre O QUE SE É E O QUE SE REPRESENTA SER.


SOBRE O SABER E AS HABILIDADES
Quando uma pessoa tem maior disponibilidade de apreender uma habilidade desde o berço, pois seus pais ou alguém próximo desenvolveu essa mesma habilidade, é lógico que se gostar e procurar seguir a mesma carreira, essa pessoa terá mais chances de evoluir melhor naquilo que tem disponível o tempo todo, do que outra pessoa que nada disso tem. É o caso de filhos de músicos que são músicos, de filhos de médicos que são médicos.
Enfim, vejamos o caso da música, desde a barriga da mãe o ser ouve música, conceitos do tema, tem os instrumentos mais disponíveis, ouve conceitos do que é afinado e bom, do que não é, tem mais acesso a partituras, recebeu geneticamente do pai e/ou mãe, e/ou avós a maior predisposição para desenvolver partes nervosas e cerebrais ligadas à música. E crescem sendo recebendo motivação para a música, é lógico e óbvio que tem mais chances de ser um grande músico do que aquele que cresce em um ambiente que não tem nada disso.
É lógico e óbvio que existem algumas exceções, as quais estão ligadas a fatores como negação da família e dos pais pelo adolescente, e que por alguma espécie de trauma não quer seguir a mesma carreira dos pais, ou então daqueles que não nascem e crescem nesse ambiente propício, mas que desejam ardentemente, por alguma espécie de admiração, seguir a música. Contudo, nesse último caso a dedicação e o querer vão ser fatores preponderantes para a apreensão desse novo saber.
A ciência, representada por seres que saem das academias universitárias, que também é falha, faz pesquisas para comprovar fatos óbvios como esse, que até para um leigo analfabeto que reflita sobre a vida, pode saber.
Mas essa é só a visão limitada de um ser sobre O QUE SE É E O QUE SE REPRESENTA SER.